Uruguai negocia ampliação da Cota Hilton, informa jornal

27/08/2013 09:58

Segundo El Observador, o governo alega como motivo a entrada da Croácia na União Europeia

por Globo Rural On-Line
 Shutterstock
Mercado maior com a entrada da Croácia na UE motivou pleito dos uruguaio, segundo jornal El Observador (Foto: Shutterstock)

Uruguai está negociando com União Europeia um aumento da participação do país na Cota Hilton, o regime especial de venda de carne bovina de alta qualidade para o mercado europeu. Segundo reportagem do jornal uruguaio El Observador, o motivo alegado seria a inclusão da Croácia no bloco. 

De acordo com a pubilcação, o Uruguai pode exportar 6,3 mil toneladas por ano pelo regime da Cota Hilton. É um dos segmentos de maior valor para a carne bovina produzida pelo país. 

O vice-presidente do Instituto Nacional de Carnes, Fernando Pérez Abella, acredita, de acordo com o El Observador, que, se ocorrer, a ampliação será “muito positivo” para o país. A produção de gado e de carne bovina tende a um crescimento sustentado. 

“Sobretudo para a indústria frigorífica, que hoje precisa de uma maior oferta de fazendas em relação à sua capacidade”, disse ele, que, segundo o jornal, espera por aumento na oferta de terneiros. 

Perez Abella disse ainda que o Uruguai tem praticamente todos os mercados abertos, exportando, principalmente para a China, “o que há três anos era impensável”. A intenção agora é abrir o mercado japonês para o produto uruguaio. 

“O melhor ainda está por vir”, garantiu, de acordo com o publicado pelo Observador. “Começará a aumentar o trabalho. A indústria necessitava de matéria-prima para funcionar e agora tem”.

 

—————

Voltar